Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

FEBRACE 2004 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/08/2003

FEBRACE 2004 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Depois do sucesso da primeira edição, vem aí a FEBRACE 2004 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. É a segunda edição do evento, um projeto voltado para os estudantes que estão terminando o Ensino Fundamental (8o Série), cursando o Ensino Médio ou alunos do Curso Técnico.

A FEBRACE tem como seus principais objetivos, estimular e gerar oportunidades para novos talentos nas áreas de Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia, com o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, além de aproximar a comunidade universitária da realidade das escolas públicas e privadas.

A segunda edição da FEBRACE será, a exemplo da primeira edição, organizada pela Universidade de São Paulo (USP) através do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica, com o apoio de diversas entidades públicas e privadas. O evento acontecerá em março de 2004, dentro da USP, no campus da Capital. Mas as inscrições para os trabalhos terminam já em 03 de Novembro deste ano.

Todos os estudantes e professores orientadores de projeto participantes da FEBRACE recebem ao final dela certificados de participação. A FEBRACE 2003 recebeu em torno de 300 submissões, das quais 93 projetos foram selecionados para participarem da feira. Participaram do evento um total de 199 estudantes, de 62 escolas e 9 clubes espalhados por 12 estados brasileiros. O recebimento de prêmios e certificados não é a maior recompensa deste projeto, mas o estímulo a busca pela ciência, as novas descobertas realizadas e a chance de interação entre todos que estão envolvidos nele.

A FEBRACE 2004 repetirá o feito da edição anterior ao selecionar os projetos que representarão o Brasil na feira internacional ISEF (International Science and Engineering Fair). Diversos grupos, sociedades, associações científicas e profissionais, entidades governamentais e da iniciativa privada estarão envolvidos nas premiações - que incluem computadores, PDAs, equipamentos científicos, bolsas de estudo, estágios, visitas técnicas, literatura, certificados - aos estudantes e professores, de acordo com seus respectivos critérios de avaliação.

A participação dos alunos selecionados na FEBRACE para a participação na ISEF obteve um grande destaque, principalmente na mídia internacional, com o projeto Robô Peixe que foi premiado na exibição internacional, mostrando todo um incrível potencial existente nos jovens brasileiros.

As inscrições e submissões de projetos para a FEBRACE 2004 podem ser realizadas até 03 de Novembro de 2003. Informações adicionais podem ser obtidas no site: http://www.lsi.usp.br/febrace/. No site também podem ser encontradas as informações a respeito do evento em 2003, incluindo as descrições de todos os projetos finalistas, fotos do evento, premiações e entidades envolvidas. A FEBRACE 2004 acontecerá de 10 a 13 de Março de 2004.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Sites de Pesquisa

Mais tópicos