Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Comunidade científica prestigia posse do ministro Eduardo Campos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/02/2004

Comunidade científica prestigia posse do ministro Eduardo Campos

A comunidade científica espera que o novo ministro da Ciência e Tecnologia, Senador Eduardo Campos, assuma o papel de articulador da política de C&T do Governo Federal. Esse foi um dos assuntos tratados pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, que foi recebido pelo novo ministro logo após a solenidade de transmissão de cargo, realizada no último dia 28 de janeiro. "Será muito importante para o Ministério da Ciência e Tecnologia ter à frente da sua pasta alguém com a experiência política e de articulação de Eduardo Campos", disse Candotti.

Um dos temas tratados entre o presidente da SBPC e o ministro foi a importância de uma pronta resposta a dezenas de pequenas questões de caráter burocrático que entravam o bom desempenho das atividades brasileiras de C&T. Uma delas, de acordo com Candotti, seria a liberação de importações na Alfândega. "Uma série de equipamentos, que poderiam estar em pleno uso nos laboratórios de pesquisas do país, estão "presos" na alfândega por entraves burocráticos", explicou.

Outra questão discutida entre Campos e Candotti foi a adoção de uma política para um melhor aproveitamento dos quadros de doutores, principalmente pela carência de quadros qualificados para o desenvolvimento de pesquisa em áreas importantes como saúde e agricultura.

Vários outros representantes da comunidade científica prestigiaram a solenidade de transmissão de cargo do ministro Eduardo Campos. Dentre eles, os representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia, Santa Catarina e do Rio de Janeiro, Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, Secretarias de Ciência e Tecnologia dos estados de Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Paraná, Universidade Cândido Mendes, Fórum de Reitores das Universidades do Rio de Janeiro, Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras, entre outros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Microscópios
  • Exploração Espacial

Mais tópicos