Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Projeto avalia futuro da Física no Brasil

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2004


Durante os próximos meses, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) fortalecerá os debates sobre o futuro da ciência no País. Através do projeto "A Física para o Brasil", a organização realizará uma série de discussões para nortear os caminhos da física brasileira no decênio de 2005 a 2015.

O projeto realizará uma análise criteriosa para avaliar a situação atual desta ciência. O Coordenador da Física para o Brasil, Alaor Chaves, apresenta uma referência. "Há cada dez anos, nos Estados Unidos, é feito um diagnóstico que procura antever quais os temas importantes para os próximos dez anos. O trabalho busca identificar quais as áreas que terão maior avanço e maior impacto socioeconômico para o país. Obviamente, esse tipo de iniciativa inspira a gente" explica Chaves.

Para abordar uma maior diversidade de assuntos com a profundidade necessária, a SBF colocou temas de grande relevância na pauta. A política industrial, a educação, o investimento à pesquisa e a regulamentação da profissão serão abordados pelo Projeto.

Ao término dos encontros, realizados pela Comissão da Física para o Brasil, será produzido um livro que apresentará o consenso final adquirido nos debates. A publicação está prevista para o final de dezembro. No documento, serão propostas diretrizes gerais que poderão ser utilizadas pela comunidade científica, governo e sociedade em geral.

A próxima reunião da Comissão está marcada para dia 13 de maio e dará prosseguimento às discussões sobre a política industrial, educação científica, a relação da física com as empresas e a sua contribuição no desenvolvimento de soluções para os problemas brasileiros.

Paralelamente às reuniões, o projeto também está levantando informações sobre as atividades dos físicos brasileiros. Na página da SBF, é possível que os profissionais associados colaborem com o Projeto, respondendo ao questionário disponibilizado no site.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos