Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Incubadora Virtual disponibiliza gratuitamente portal de desenvolvimento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/09/2004


Os interessados em montar facilmente sites e portais para projetos de pesquisa, teses ou dissertações, softwares e livros, passam a contar agora com o Plonetarium. Trata-se de um ambiente que permite desenvolver um sistema de gerenciamento de conteúdos adaptável às necessidades de projetos que envolvam a criação colaborativa e a publicação de textos on-line.

O novo portal de desenvolvimento está sendo oferecido dentro da Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais, um dos projetos do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia), da FAPESP.

Dentro desse novo ambiente da Incubadora Virtual, o usuário terá ferramentas adaptadas para redação, edição e publicação de conteúdo sem a necessidade de ferramentas externas ou de conhecimentos avançados de tecnologias, recursos ou linguagens da internet, como FTP (file transfer protocol), HTML (hypertext markup language) ou Javascript.

O Plonetarium é um software disponível sob licença pública, nos moldes do sistema operacional Linux, que é desenvolvido por milhares de pessoas em todo o mundo para ser usado por milhões.

A Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais é uma plataforma que desenvolve softwares e conteúdos específicos num mesmo espaço físico, centralizado num ponto de troca de tráfego, mas, na prática, acessível em banda larga à comunidade acadêmica mundial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Investimentos

Mais tópicos