Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Portadores de necessidades especiais ganham Centro Vocacional Tecnológico

Agência CT - 01/04/2005


Muitos brasileiros que sofrem algum tipo de deficiência têm plena capacidade de exercer uma profissão e conseguir sua independência. Com o objetivo de apoiar a inserção dessas pessoas especiais no mercado de trabalho, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Distrito Federal (Apae-DF) e a Embaixada da Finlândia inauguraram o mais novo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do País.

"Este centro é diferente de outros espalhados pelo Brasil, pois tem o objetivo de capacitar, qualificar e inserir no mercado de trabalho pessoas portadoras de deficiências", ressaltou o secretário de C&T para Inclusão Social do MCT, Rodrigo Rollemberg, afirmando ser a iniciativa importante por inserir na sociedade brasileiros duplamente excluídos, ou seja, excluídos pela deficiência e pela falta de oportunidades no campo profissional. "Acredito que essa é a forma mais eficiente e duradoura de se promover a inclusão social", completou.

Localizado numa área de 15 mil metros quadrados, em Sobradinho (DF), o CVT servirá de modelo para um programa nacional, disponibilizando cursos de capacitação profissional nas áreas de informática, jardinagem, horticultura e processamento de alimentos.

Os investimentos para a construção do Centro foram repassados à Apae-DF pela Secretaria de C&T para Inclusão Social do MCT - recursos no valor de R$ 250 mil -, e pela Embaixada da Finlândia, - R$ 90 mil - para a aquisição de equipamentos e montagem da estrutura do local, que terá um laboratório de informática, uma oficina de processamento e cozinhas industriais.

O laboratório de informática também permitirá a capacitação dos familiares das pessoas portadoras de deficiências, bem como de toda a comunidade carente de Sobradinho, Planaltina e regiões adjacentes.

O CVT também vai contar com uma horta e um pomar, projetados pela Embrapa-Cerrados e Emater. As frutas e verduras lá produzidas serão utilizadas na cozinha e na fábrica de processamento que existe no local. Participaram também da solenidade a presidente regional da Apae-DF, Diva Marinho, o representante da embaixada da Finlândia, Peka Kailarte, e o administrador de Sobradinho, Paulo Cavalcanti.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica
  • Computadores
  • Simuladores

Mais tópicos