Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Doenças negligenciadas têm recursos mas faltam projetos

Alceu Luís Castilho - Agência FAPESP - 01/11/2007

Doenças negligenciadas têm recursos mas faltam projetos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) procura projetos de pesquisa que juntem fitoquímica e doenças negligenciadas, mas ainda faltam candidatos.

Segundo Pedro Lins Palmeira Filho, chefe do Departamento de Produtos Intermediários Químicos e Farmacêuticos (Defarma) do BNDES, a verba está disponível por meio do Fundo Tecnológico (Funtec).

Empresa e instituto de pesquisa

Pelos critérios do Funtec, o projeto precisa ser feito a partir da parceria entre uma empresa e uma instituição tecnológica. A instituição recebe a verba, na modalidade recursos não-reembolsáveis, mas é preciso que o produto seja concebido para ir ao mercado.

"Basta que o projeto venha bem costurado e se encaixe nessas condições. Existem no Brasil muitos projetos de inovação radical. Temos a chance de ter medicamentos inovadores de fato e que falem português", disse Palmeira, durante o evento Pesquisa para Saúde - Desenvolvimento e Inovação para o SUS, em Brasília.

Apoio à inovação nacional

O Funtec dá apoio financeiro a projetos que estimulem o desenvolvimento tecnológico e a inovação de interesse estratégico para o país, principalmente em áreas como energias renováveis, semicondutores, softwares e soluções biotecnológicas e medicamentos e insumos para doenças negligenciadas e fármacos obtidos por biotecnologia avançada.

Segundo o BNDES, os principais objetivos do fundo são acelerar a busca de soluções para problemas já detectados e reconhecidos por institutos de pesquisa e concentrar esforços e recursos em temas específicos, com foco definido, visando a ter presença marcante em áreas em que as empresas brasileiras possam vir a assumir papel de destaque no plano mundial. Os clientes são as instituições tecnológicas e as instituições de apoio para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, com a interveniência de empresas participantes da pesquisa.

Doenças negligenciadas

Segundo Palmeira, as doenças negligenciadas - como malária, doença de Chagas, dengue, tuberculose, leishmaniose e hanseníase - são as que não apresentam atrativos econômicos para o desenvolvimento de fármacos, por atingir populações de países em desenvolvimento. Ou seja, não há interesse econômico na produção de remédios ou vacinas para essas doenças.

"As indústrias não se interessam em produzir porque é para a população de baixa renda. Os medicamentos existentes são de 30, 40 ou 50 anos atrás. Para algumas pessoas o efeito desses medicamentos é pior do que a própria doença", destacou.

Palmeira contou que o primeiro projeto poderá sair com o Instituto Butantan, envolvendo o desenvolvimento de alternativas para doenças negligenciadas - que causam a morte de cerca de 35 mil pessoas por dia no mundo.

Segundo ele, foram feitas reuniões do BNDES com a Iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês) para estimular a pesquisa e o desenvolvimento na área.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos