Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Mundo virtual ao alcance da mão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/04/2002


Ver mundos virtuais tem divertido milhões de pessoas nos cinemas ao redor do mundo. Algumas experiências não muito bem sucedidas têm prometido dar também sensações de cheiro. Mas tocar o mundo virtual é algo de grande apelo e poderá revolucionar o mundo não só do entretenimento, mas também das cirurgias a distância, por exemplo. Seria o toque final da interatividade.

Háptica é a palavra que resume a sensação do toque ou do tato. Equipamentos que possam provocar essa sensação dependem tanto da construção dos equipamentos propriamente ditos, como da programação dos computadores que os controlam. A empresa norte-americana Immersion lançou sua última palavra nesse tipo de equipamento, que permite ao usuário da "luva" tocar, puxar, empurrar, apertar e até mesmo esculpir objetos virtuais em um mundo gerado por computador.

O produto, chamado CyberGrasp, não veste exatamente como uma luva. Mais parece um exoesqueleto, uma estrutura mecânica leve e dotada de vinte sensores flexíveis. Os sensores transmitem suas medições para o computador que tem em sua tela a imagem de uma mão. Essa mão virtual então se move e comporta em resposta às medições lidas a partir dos movimentos da mão real. Quando a mão virtual encontra um objeto, o computador envia sinais para os cinco atuadores que estão na luva, fazendo com que a mão real "sinta" a reação, como se ela estivesse mesmo tocando o objeto.

Embora os resultados sejam animadores, não espere encontrar a estranha luva em qualquer loja de computadores nos próximos anos. Os protótipos ainda custam na casa das dezenas de milhares de dólares.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Interfaces

Mais tópicos