Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robôs modulares reconfiguráveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/05/2002

Robôs modulares reconfiguráveis

Um robô é um sistema muito eficiente, mas difícil de ser construído. É necessário construir-se uma parte mecânica, outra eletrônica, prover energia elétrica mas, principalmente, dotá-lo de um software que o leve a desempenhar a tarefa esperada. Isso faz com que os robôs atuais sejam "concentrados" demais. A sua concentração é tamanha que eles só sabem fazer uma coisa e geralmente algo bem simples.

Aqueles que sonham em ter robôs mais versáteis têm procurado a saída para esse problema nos robôs modulares. A proposta tem a simplicidade das idéias geniais. Constrói-se um módulo padrão, com tudo o que um robô deve ter, mas com a única função de se conectar a outro módulo. A seguir, faça com que esses módulos se encontrem e se configurem para a tarefa necessária, montando-se autonomamente, através das conexões mútuas.

O módulo mostrado na imagem é o G3, a terceira geração do PolyBot, um robô modular construído no Laboratório de Robótica Modular do Palo Alto Research Center (Califórnia - Estados Unidos). Ele mede 50 x 50 x 45 mm. À primeira vista não parece algo muito interessante. Mas o G3 é completo, possuindo tudo o que um robô deve possuir: parte mecânica básica, eletrônica e fonte de energia. Sua inteligência está no fato de que ele é capaz de se conectar a outros módulos. Além disso, um módulo, ao receber energia, é capaz de fornecê-la ao módulo subseqüente.

O G3 ainda está em desenvolvimento. É possível imaginar-se do que ele será capaz ao se observar os testes do G2. Os resultados são de encher os olhos de qualquer apaixonado por robótica. Cerca de vinte módulos G2 são capazes de rastejar como uma cobra ou de andar como uma lagarta, tocando apenas partes no solo. Ou eles podem formar um círculo e sair girando como um bambolê. Ou ainda de pedalar um velocípede.

Embora tudo possa parecer brinquedo, o objetivo dos robôs modulares e reconfiguráveis é a construção de equipamentos para o desempenho de tarefas extremamente complexas. Além, é claro, da já comentada versatilidade. Alterando-se a tarefa, o próprio robô altera sua forma para algo adequado ao trabalho a ser feito. Ao contrário de se construir vários robôs dedicados a uma única tarefa, constrói-se um único módulo, capaz de se adaptar e efetuar virtualmente qualquer tarefa.

Uma visita ao site do laboratório vale a pena, mesmo para os que não lêem inglês. Nesse caso, siga o link "View photos and videos". Mas prepare-se: os arquivos dos filmes são grandes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Músculos Artificiais

Mais tópicos