Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô autônomo para verificação de gasodutos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/12/2002

Robô autônomo para verificação de gasodutos

Uma parceria entre a NASA, o NREC ("National Robotics Engineering Consortium") e a empresa de gás New York Gas Group, resultou na construção de um robô totalmente autônomo, capaz de verificar gasodutos em operação, sem a necessidade de paralisações na produção. O robô, chamado Explorer, é operado por radio-freqüência e transmite imagens ao vivo do interior dos dutos.

O Explorer é capaz de efetuar inspeções em busca de corrosão, fraturas e sujeira, tudo em uma única passagem. Sua utilização em dutos urbanos permitirá a montagem de planos de manutenção, reduzindo custos, perdas com vazamentos e paradas emergenciais. Mas o principal fator redutor de custos para as empresas concessionárias de sistemas de gás deverá vir com a utilização correta dos métodos de reparação, escolhidos em conformidade com a inspeção visual feita pelo robô.

O novo robô é capaz de efetuar inspeções em longos trechos, normalmente de cerca de um quilômetro, passando por dutos entre 6 e 8 polegadas de diâmetro. Ele é capaz também de seguir por cotovelos, dutos em descida ou subida, opera em dutos em operação sob média e baixa pressão, em dutos de aço, ferro fundido ou plástico.

O Explorer é operado por um único funcionário, utilizando uma estação-base montada em um veículo de manutenção. Seu custo é estimado entre US$50.000,00 e US$75.000,00, devendo estar pronto para comercialização no próximo ano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Industriais
  • Robôs Assistentes
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos