Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robótica no tratamento contra o câncer

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/01/2003

Robótica no tratamento contra o câncer

O hospital USC/Norris, de Los Angeles (Estados Unidos), especializado em tratamentos contra o câncer, operou seus primeiros pacientes utilizando um novo dispositivo robótico, não invasivo.

Chamado de CiberBisturi, o dispositivo emite múltiplos feixes de radiação precisamente direcionados, que convergem sobre o tumor, minimizando os danos causados aos tecidos próximos. Os sistemas atualmente disponíveis dependem de uma estrutura metálica externa, fixada sobre a estrutura óssea do paciente, responsável pela localização do alvo da cirurgia. Isso limita sua aplicação em lesões na cabeça.

O CiberBisturi, ao contrário, utiliza pontos de referência internos (pontos específicos do esqueleto ou pequenos marcadores implantados), sem a utilização de estrutura metálica externa. Desta forma, podem ser tratadas lesões em qualquer parte do corpo. O sistema integra o direcionamento por imagens e o disparo de radiação de forma totalmente robotizada.

Utilizando um acelerador linear compacto e leve, montado sobre um braço robótico, o novo sistema pode focalizar o tumor a partir de várias posições e ângulos. Dirigido por suas diversas câmeras, o CiberBisturi localiza a posição do tumor no corpo e utiliza seu braço robótico para disparar seus feixes de radiação, que convergem precisamente no ponto desejado. Desta forma, o paciente recebe a dose exata de radiação, sem os riscos de excesso dos sistemas tradicionais e sem danos para os tecidos vizinhos. O CiberBisturi é capaz de compensar até mesmo os movimentos do paciente.

Segundo o Dr. Michael Apuzzo, professor de cirurgia neurológica do hospital, o CiberBisturi tem como vantagem principal a possibilidade de tratar pacientes com tumores na espinha, o que não podia ser feito até agora com os equipamentos disponíveis.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos