Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô jardineiro autônomo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/05/2003

Robô jardineiro autônomo

Qualquer pessoa que tenha uma grande área gramada em casa sabe o quanto é trabalhoso (ou caro) manter o espaço bem cuidado. Mas o trabalho pode ser totalmente eliminado com a utilização do Robomower (robô cortador de grama), lançado pela empresa Friendly Robotics. O Robomower é capaz de cortar a grama de uma área pré-programada de forma totalmente autônoma, sem exigir a presença de um operador.

Além da poderosa lâmina de 18 polegadas, o cortador de grama robotizado possui uma tela de cristal líquido e uma série de teclas, através das quais o usuário pode fazer a programação, definir perímetros e até mesmo o idioma dos comandos.

Apesar de ser dotado de vários sensores ultrasônicos de proximidade e de contato, o Robomower exige a fixação de um fio no perímetro da área cuja grama será aparada. Isto evita que ele possa avançar por outras áreas da residência, com sua poderosa lâmina em alta rotação. Embora trabalhosa, é uma tarefa válida em nome da segurança. O fio, alimentado por seis pilhas, emite um sinal que pode ser detectado pelo robô, fazendo-o parar. O robô também se desliga automaticamente se atingir mais do que vinte graus de inclinação.

As baterias recarregáveis conseguem fazer o robô funcionar por 16 horas, suficiente para aparar uma área do tamanho de um campo de futebol. O Robomower move-se em um padrão tringular ao longo da área, utilizando uma tecnologia chamada SharpScan, que evita o repasse em áreas já podadas.

O robô jardineiro custa US$700,00 nos Estados Unidos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Inteligência Artificial
  • Robôs
  • Software e Programação

Mais tópicos