Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Um robô no Paraíso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/08/2003

Um robô no Paraíso

Todo criador quer o melhor para sua criatura. E o professor Andy Russel, da Universidade Monash (Austrália) não fez por menos: criou um Éden para o seu robô Adam (Adão, em inglês). Adam é um acrônimo para "ADAptive Mobile robot" (robô móvel adaptável), cujo objetivo básico é aprender a viver em um dado ambiente. O professor quer desenvolver um robô capaz de interagir com um ambiente qualquer e aprender a viver nesse ambiente.

Adam é um protótipo para o desenvolvimento de robôs pessoais. Obviamente, é impossível para um projetista prever como será a casa na qual o robô irá viver. Quantas pessoas, animais de estimação, escadas e rampas, tipo de mobiliário... as opções são infinitas. Daí a idéia do professor Russel: criar um robô que se adapte perfeitamente ao local no qual ele for inserido.

E o Eden não é exatamente um paraíso. É, na verdade, também um acrônimo para "EDucational ENvironment" (ambiente educacional). Trata-se de um pequeno espaço com três "flores" feitas de chapas de alumínio, com bordas verdes. As flores são, na verdade, fontes de alimentação para as baterias do robô. Adam consegue se recarregar colocando sua antena sobre uma das flores.

As fronteiras do Eden são demarcadas por fitas vermelhas. Graças aos sensores de cor, luz, som e obstáculos que o robô possui, foi possível programar uma condição na qual as baterias do robô se descarregam rapidamente se ele passar pela fronteira do Eden. Quando isto acontece, Adam deve voltar rapidamente e encontrar uma das flores, onde consegue se recarregar.

O professor está animado com os resultados. Segundo ele, Adam não apenas já aprendeu a ficar dentro de seus limites, como também já sabe o caminho mais rápido para atingir uma das fontes de energia assim que suas baterias dão sinal de estarem descarregadas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Biomecatrônica

Mais tópicos