Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Epson lança microrobô voador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/11/2003

Epson lança microrobô voador

A empresa japonesa Epson acaba de apresentar o menor microrobô voador do mundo. Segundo seu porta-voz, a empresa construiu o microrobô para demonstrar a tecnologia de micromecânica que desenvolveu ao longo dos anos e para explorar as possbilidades desse tipo de equipamento. O microrobô voador está sendo apresentado na International Robot Exhibition, que vai até o dia 22 de Novembro, em Tóquio.

Utilizando sua tecnologia em micromecatrônica, a Epson já lançou e comercializou uma série de microrobôs, batizada de EMRoS ("Epson Micro Robot System"). O primeiro foi o Monsieur, colocado à venda em 1.993 e ainda hoje listado no Guinness Book como o menor microrobô do mundo. A seguir veio o Monsieur II-P, um protótipo que funciona com um motor ultrasônico extremamente fino e um módulo Bluetooth que permite que múltiplos exemplares do microrobô sejam controlados remotamente ao mesmo tempo. Todos os modelos já não são fabricados e não estão mais à venda.

O microrobô agora apresentado, chamado FR ("Flying Robot"), consegue alçar vôo utilizando dois rotores de movimentos contrários, acionados por um motor ultrasônico. Um atuador linear consegue balancear o microrobô durante o vôo, tornando-o totalmente controlável.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Aviões
  • Micro e Nano Robôs
  • Computadores

Mais tópicos