Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô vira tradutor japonês-inglês

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/01/2004

Robô vira tradutor japonês-inglês

A empresa japonesa NEC anunciou que seu robô Papero ganhou capacidade para efetuar traduções de palavras e frases do japonês para o inglês e do inglês para o japonês. Tudo o que o usuário tem a fazer é falar as palavras ou expressões ao robô, em voz natural.

O PaPeRo ("Partner-Type Personal Robot": robô pessoal de companhia) é um pequeno robô capaz de ver e reconhecer os membros de uma família, além de falar e entender comandos de voz. Agora, para torná-lo capaz de conversar e efetuar traduções, a empresa teve que desenvolver um sistema de reconhecimento de voz compacto e utilizando pouca memória, que pudesse ser abastecido pelas baterias do robô por um tempo suficiente para ser funcional.

A nova versão do Papero está programada com 50.000 palavras em japonês e 25.000 palavras em inglês, privilegiando termos relativos a viagens e turismo. O sistema de traducão simultânea faz com que o robô atue como tradutor instantâneo, permitindo a conversação entre uma pessoa falando inglês e outra falando japonês.

O sistema implantado no Papero é derivado da tecnologia Tabitsu, desenvolvida pela NEC em 2.001, e destinada ao reconhecimento de palavras e à sua traducão, mas que funciona em computadores portáteis, exigindo maior capacidade de processamento e mais energia do que a versão agora instalada no Papero.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Assistentes
  • Software e Programação
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos