Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô da Samsung é capaz de reconhecer sua própria voz e rosto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/03/2004

Robô da Samsung é capaz de reconhecer sua própria voz e rosto

A empresa coreana Samsung apresentou a nova versão do Banggar, um robô humanóide com avançada capacidade de comunicação. O robô, ou agente humanóide, como a empresa o chama, é capaz de reconhecer sua própria voz e seu próprio rosto, atender a comandos de voz aleatórios, auxiliar na busca por informações e dar dicas de tradução de palavras entre idiomas.

As tecnologias incorporadas no Banggar são o reconhecimento de face, reconhecimento de voz, sintetização de voz, além de um design que pretende parecer divertido. A tecnologia de reconhecimento de face detecta a posição do rosto na imagem captada por câmeras e identifica o usuário a partir apenas da área facial.

O robô possui também duas tecnologias de reconhecimento de voz. Uma é independente em relação à pessoa que fala, enquanto a outra é dependente, sendo utilizada para reconhecimento apenas dos comandos do proprietário do robô.

A tecnologia independente em relação à pessoa que fala permite que uma pessoa possa pedir ao Bangaar que lhe mostre um mapa de um prédio público ou arquivos de exemplos de conversas em inglês sobre um determinado assunto, do tipo que se encontra em guias de viagem. O robô também consegue expressar emoções e intenções.

A empresa afirma que o próximo plano é fazer com que o Bangaar alcance a capacidade de interação e aprendizado de uma criança de cinco anos de idade e incorpore uma "tecnologia de computação afetiva", que permita o desenvolvimento de agentes robóticos mais humanizados e robôs de entretenimento mais amigáveis.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Assistentes
  • Software e Programação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos