Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Lançado o VolksBot, o Fusca dos robôs

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/04/2004

Lançado o VolksBot

A robótica está hoje no nível em que estavam os computadores pessoais na década de 1.980, ainda muito incipiente mas florescendo rapidamente. Mas a construção de um pequeno robô para pesquisa e desenvolvimento, contendo sensores, câmeras e motores pode facilmente custar tanto quanto um carro popular.

Para tentar minimizar esse problema, e permitir que mais grupos de pesquisa e entusiastas do tema viabilizem suas experiências, o professor Ansgar Bredenfeld, do Instituto Fraunhofer (Alemanha) criou o VolksBot, o robô do povo, como ele o chama.

O VolksBot é uma plataforma modular voltada principalmente para Universidades, institutos de pesquisas e escolas às voltas com orçamentos apertados.

Uma das soluções mais interessantes do VolksBot foi adotado em sua câmera. Um sistema motorizado de câmeras não é algo exatamente barato para uma pesquisa. Para substituí-lo, o professor Bredenfeld adotou uma câmera fixa virada para cima e direcionada para um espelho hiperbólico. A solução garante uma visão de 360º, com resolução 640 x 480 pixels, sem nenhum componente móvel.

O VolksBot já vem com uma interface amigável de software, que permite que ele seja programado mesmo por estudantes sem experiência na área. O cérebro do robô é um notebook, que não faz parte do kit. O robô está à venda apenas na Alemanha.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Veículos
  • Robôs Assistentes
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos