Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô salva a vida de soldado no Iraque

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/04/2004

Robô salva a vida de soldado no Iraque

O PackBot, produzido pela empresa iRobot, já é utilizado pelo exército norte-americano há alguns anos. Vários deles estão atualmente em operação no Iraque e no Afeganistão. Ele desempenha tarefas de reconhecimento e manuseio de explosivos.

A empresa anunciou ter recebido um comunicado do Pentágono relatando a destruição de uma de suas unidades em operação no Iraque. É a primeira ocorrência de destruição de um robô em combate. Mas, mais do que isso, é o primeiro registro na história de que uma vida humana tenha sido salva pela operação de um robô.

Os PackBots desempenham tarefas que na maioria das vezes são feitas por soldados. Eles são uma espécie de batedor, adentrando em áreas de risco e verificando se o restante da tropa pode vir atrás com segurança. Mas o Pentágono não deu maiores detalhes da ação que resultou na destruição do robô.

"Os militares americanos estão ... preocupados que, se eles derem muitos detalhes, os inimigos sejam capazes de tomar ações (contra os robôs)," afirmou Osa Fitch, diretor da empresa, à CNN.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Prevenção e Segurança
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos