Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô tira impressões digitais de pacotes suspeitos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2004

Robô tira impressões digitais de pacotes suspeitos

Engenheiros das Universidade de Toronto e Calgary (Canadá) conseguiram um avanço significativo no desenvolvimento de robôs que manipulam pacotes suspeitos. Estes robôs são utilizados por departamentos policiais do mundo todo sempre que há suspeita de bombas.

Mas, como às vezes não se trata apenas de suspeita, e os pacotes explodem de verdade, não resta muita coisa para que a polícia analise à procura de pistas dos responsáveis pelo crime. Para contornar esse problema, os pesquisadores canadenses criaram um dispositivo robótico capaz de coletar impressões digitais dos pacotes, antes que eles sejam manipulados mais fortemente ou intencionalmente detonados.

Batizado de RAFFE ("Robot Accessory for Fuming Fingerprint Evidence": acessório robótico para coleta de impressões digitais), o equipamento consiste em uma pequena caixa com um elemento de aquecimento, uma pequena chaminé e supercola, um cianoacrilato que gruda em praticamente qualquer coisa. Por meio de um controle remoto, a supercola é aquecida e a fumaça é dirigida pela chaminé até o pacote. As impressões digitais podem então ser fotografadas pelo próprio robô.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Prevenção e Segurança
  • Robôs
  • Visão Artificial
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos