Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Rede neural permite que robôs evoluam durante um jogo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/06/2004

Rede neural permite que robôs evoluam durante um jogo

Engenheiros das Universidades de Utah e Carolina do Norte (Estados Unidos), trabalhando conjuntamente, desenvolveram um sistema que permitiu que uma equipe de robôs aprendesse a participar de um jogo e evoluísse durante a realização da partida, cooperando entre si à medida em que o jogo se desenrolava.

Dois times de pequenos robôs dotados de câmeras receberam um programa baseado em redes neurais e foram postos em uma disputa de um jogo muito conhecido das crianças do interior, chamado "bandeirinhas". Nele, cada time deve tentar capturar a bandeira do outro time, ao mesmo tempo em que defende sua própria bandeira.

Os cientistas conseguiram fazer com que os robôs aprendessem a jogar sem a inclusão de nenhum passo intermediário no programa. Apenas as metas foram programadas e os robôs conseguiram aprender todo o restante sozinhos como, por exemplo, desviar dos adversários e percorrer o labirinto do jogo.

Os robôs, batizados de EVBOT ("EVolutionary roBOTs": robôs que evoluem), basearam todo o seu comportamento unicamente nas imagens obtidas por suas câmeras de vídeo, sem nenhum outro sensor.

Os controladores neurais foram inicialmente selecionados em um torneio simulado em computador. Baseando-se na informação de quem ganhava e quem perdia o jogo, os comportamentos mais eficientes foram selecioandos e implantados em robôs reais. Os robôs então continuaram o processo de aprendizado, propagando comportamentos mais eficientes para os demais robôs utilizando uma estratégia de mutação e substituição de atitudes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Assistentes
  • Biomecatrônica
  • Software e Programação

Mais tópicos