Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô deverá facilitar diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/06/2004


Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang e do Hospital Geral de Singapura apresentaram um novo sistema robotizado destinado ao diagnóstico e tratamento de câncer da próstata. O equipamento pode ser utilizado para detectar e delinear áreas cancerosas e para guiar os procedimentos de coleta de material para biópsia.

Os cientistas Christopher Cheng e Wan Sing lideraram a pesquisa, que representa um avanço substancial no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, um dos mais difíceis de se detectar devido tanto à localização quanto ao comportamento da próstata.

Com o Sistema Robótico Prostático, como foi batizado, imagens de ultrasom serão utilizadas para gerar um modelo computadorizado tridimensional da próstata. O modelo 3-D pode ser girado e ampliado, permitindo ao urologista obter uma perspectiva da glândula e definir melhor as áreas para coleta de amostras para biópsia.

A seguir o sistema traça as melhores rotas para a inserção da agulha para coleta de material. As trajetórias propostas podem ser simuladas no computador, permitindo que o urologista revise o planejamento antes de dar o comando final para que o robô efetue o procedimento.

O equipamento também pode ser utilizado no tratamento da doença. O robô é capaz de colocar partículas radioativas - chamadas sementes - em áreas bem delimitadas da próstata. Isto permite uma melhor distribuição da radioterapia, maximizando os efeitos do tratamento e minimizando os inconvenientes desse tipo de terapia para o paciente.

O equipamento está na fase inicial de testes com humanos e os cientistas esperam conseguir colocá-lo no mercado dentro de alguns anos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Imagens 3-D

Mais tópicos