Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Lançada plataforma de código aberto para criação de robôs autônomos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/07/2004

Lançada plataforma de código aberto para criação de robôs autônomos

O campo da robótica está evoluindo tão rapidamente que até Hollywood percebeu. E, na semana de estréia de "Eu, Robô", foi disponibilizada também uma nova plataforma gratuita, de código aberto, para o desenvolvimento de robôs móveis e autônomos, chegando com a promessa de integrar múltiplos elementos de software heterogêneos.

MARIE, um acrônimo para "Mobile and Autonomous Robotics Integration Environment" (Ambiente de Integração para Robôs Móveis e Autônomos) é um ambiente de desenvolvimento e integração focado na reusabilidade dos softwares atuais e no aproveitamento de plataformas e camadas intermediárias hoje extensivamente utilizadas em robótica.

Em termos mais simples, MARIE permite a comunicação e a interconexão de robôs que utilizam microcontroladores diferentes e rodando sistemas operacionais diferentes.

A plataforma assume a responsabilidade pela comunicação entre as diversas partes do sistema, evitando que cada seção do robô tenha que ter um relacionamento específico com todas as demais.

É possível a utilização da maioria dos protocolos tradicionais de comunicação, como TCP, UDP ou IPC. Mas o desenvolvedor pode criar sua própria estratégia de comunicação, como arquivos, memória compartilhada, ou chamadas diretas a funções do sistema, já que MARIE utiliza o conceito de portas. Cada componente tem uma ou mais portas que são utilizadas como pontos de ancoragem, podendo ser utilizadas da forma que o desenvolvedor necessitar, sem a necessidade de modificar códigos internos.

Desenvolvida em C++, a plataforma MARIE foi lançada na versão 0.1, o que é comum em programas de código aberto, onde só se atinge a versão 1 quando o projeto incorpora todas as funcionalidades consideradas importantes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software Livre
  • Robôs Assistentes

Mais tópicos