Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô é inteiramente feito de músculos artificiais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/08/2004

Robô é inteiramente feito de músculos artificiais

Os músculos artificiais sempre foram uma promessa rumo ao desenvolvimento de robôs menores, mais leves, com menor consumo de energia mas, sobretudo, mais eficientes. Agora os cientistas japoneses Shinichi Hirai e Yuuta Sugiyama, da Universidade Ritsumeikan, Japão, foram além e criaram robôs totalmente baseados nesses músculos artificiais.

Ao invés de utilizarem os músculos artificiais para movimentarem rodas ou pernas, o próprio robô é uma roda feita de um polímero elástico. O resultado foi surpreendente: os pequenos robôs não apenas movimentam-se, subindo e descendo superfícies inclinadas, como também são capazes de saltar, o que os permite movimentar-se sobre superfícies irregulares.

Cada robô mede cerca de 4 centímetros de diâmetro e se movimenta pela alteração contínua de seu próprio formato. O movimento é feito pelo disparo alternado de energia para diversos pontos da roda-robô: como o músculo artificial se expande ou se contrai conforme se aplica ou se desliga a corrente elétrica, o resultado é que ele vai se movimentando na direção em que seu corpo se contrai.

Quando a energia é aplicada à apenas uma parte do robô, ele se achata sobre a superfície. O retorno da energização faz com que ele volte imediatamente à forma circular, o que resulta em um salto de até 8 centímetros de altura, o dobro do seu tamanho.

Nesses primeiros testes, a energia ainda é enviada através de finíssimos fios de cobre, ficando a fonte fora do corpo do robô. Agora os pesquisadores afirmam que irão trabalhar em um robô totalmente autônomo, abastecido por baterias recarregáveis.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Músculos Artificiais
  • Robôs
  • Polímeros
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos