Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Menor submarino do mundo é um robô autônomo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/08/2004

Menor submarino do mundo é um robô autônomo

Uma nova era de descobertas oceânicas, com aplicações potenciais indo da recuperação de navios naufragados e da exploração mineral, até missões de busca e salvamento, poderá ser agora possível graças ao desenvolvimento do menor submarino autônomo do mundo, construído por engenheiros da Universidade Nacional da Austrália.

O submarino-robô, batizado de Serafina, tem 40 centímetros de comprimento, cinco propulsores e casco plástico que envolve seus circuitos eletrônicos e as baterias recarregáveis responsáveis por sua alimentação.

O mini-submarino é capaz de navegar em uma velocidade bastante alta - cerca de um metro por segundo - mas seu principal atributo é a grande mobilidade: ele pode flutuar, se inclinar ou girar caso atinja algum obstáculo.

Também importante, a equipe de engenheiros preocupou-se em refinar o design para que o Serafina pudesse ser produzido ao menor custo possível - cerca de 1.000 dólares australianos. Isto permitirá missões feitas por diversas unidades, navegando em formação e atuando cooperativamente.

"O Serafina foi projetado para ser autônomo," afirma Uwe Zimmer, coordenador do projeto. Ele pode ser programado antes de ser colocado na água e é forte o suficiente para ser simplesmente arremessado do convés de um navio - eliminando a necessidade de equipamentos especiais de lançamento.

Os pesquisadores agora planejam melhorar a resistência do casco do Serafina, de forma que ele consiga atingir profundidades de até 5.000 metros, levando uma série de sensores úteis na exploração submarina e no monitoramento oceânico.

Mas, além das pesquisas, submarinos robôs baratos e versáteis são também de grande interesse para equipes de salvamento que estejam trabalhando na localização de navios ou aviões que caiam no oceano, companhias de seguros que desejam localizar cargas afundadas, busca de depósitos minerais e no monitoramento de cabos de comunicação submarinos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Marítima
  • Robôs
  • Sensores
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos