Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô produz sua própria eletricidade a partir de moscas mortas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/09/2004

Robô produz sua própria eletricidade a partir de moscas mortas

Robô caçador

Uma equipe de cientistas da Universidade West, Inglaterra, construiu um robô que produz sua própria energia a partir de moscas mortas ou frutas. O objetivo é a construção de robôs que possam ser colocados em uma área, para vigilância, por exemplo, e deixados à sua própria sorte, operando indefinidamente, sem a necessidade de reabastecimento ou troca de baterias.

A equipe já havia desenvolvido um robô que se abastecia utilizando açúcar refinado como "alimento". Mas o Ecobot II, como foi batizada a segunda versão, é bem mais aprimorada, já que poderá vir a capturar seu próprio alimento.

Robô com estômago

O "estômago" do robô papa-moscas é na verdade uma célula a combustível microbiana. Ela utiliza micróbios para extrair eletricidade diretamente da sua "comida", neste caso, moscas e insetos mortos ou frutas.

A necessidade de capturar a comida e ainda fazer a digestão torna o Ecobot II bastante lento, sendo capaz de andar cerca de 30 centímetros por hora. Como a eletricidade é gerada lentamente e em pequenas quantidades, ela precisa ser armazenada até atingir uma carga suficiente para que o robô execute uma tarefa, como se mover por exemplo.

Inocentes

Operando autonomamente dentro do laboratório, o Ecobot II é capaz de enviar os sinais de seus sensores por meio de rádio a distâncias de até 30 metros.

O professor Chris Melhuish, coordenador da equipe, afirmou que todas as moscas utilizadas no experimento já estavam mortas, todas de causas naturais.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Baterias
  • Biotecnologia
  • Biomecatrônica

Mais tópicos