Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Novo robô ajudante é auxiliar de escritório

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/09/2004

Novo robô ajudante é auxiliar de escritório

A empresa japonesa Fujitsu apresentou o seu "robô office-boy", um robô ajudante projetado para auxiliar na execução de tarefas em escritórios, prédios comerciais e empresas em geral.

Entre as funções que o novo robô consegue desempenhar com desenvoltura está a recepção de convidados e visitantes, levando-os até os elevadores e servindo de ascensorista. Mas ele também consegue carregar pacotes e pode funcionar como um guarda-noturno, fazendo rondas dentro e fora dos prédios.

O robô auxiliar de escritório, que não teve o seu nome divulgado, tem uma cabeça capaz de se mover para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, braços com quatro graus de liberdade e se movimenta por meio de duas rodas com giro independente, o que permite que ele se vire em ambientes muito pequenos.

Seu sistema de visão possui um processador de sinais digitais dedicado, capaz de permitir um processamento visual em 3D, essencial para que o robô possa se movimentar entre as pessoas sem sair esbarrando em todo mundo. Ele detecta a presença e calcula imediatamente a localização de qualquer pessoa. Além disso, seu sistema de visão permite que ele ande normalmente por um ambiente variável, com obstáculos que podem surgir inesperadamente.

Uma série de microfones instalados em seu corpo permite que o "robô-assistente de escritórios sem nome" possa atender a comandos de voz. Ele não apenas entende comandos básicos do dia-a-dia, como o sistema com múltiplos microfones dá a ele a percepção exata de onde veio a voz.

O robô pode se conectar à Internet, pesquisar informações atendendo a comandos de voz do usuário e apresentar os resultados num formato que melhor atenda à situação, tal como verbalizando a informação ou apresentando-a em seu próprio monitor.

Ele próprio possui um servidor Web, que permite que ele receba instruções, seja programado e controlado remotamente.

Quando suas baterias atingem níveis baixos de energia, ele mesmo cuida de se recarregar, utilizando um método de recarga sem contato baseado em um sistema indutivo.

O novo robô deverá ser colocado à venda em Junho de 2.005. Espera-se que, até lá, a empresa possa ter tempo de batizar sua nova criação.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs

Mais tópicos