Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robôs autônomos alimentados por energia solar monitoram rios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/12/2004

Robôs autônomos alimentados por energia solar monitoram rios

O projeto Argo já segue avançado na utilização de robôs para o monitoramento dos oceanos. Agora cientistas do Instituto Politécnico Rensselaer, Estados Unidos, estão desenvolvendo robôs específicos para o monitoramento de rios e lagos.

O projeto, batizado de RiverNet (rede dos rios), pretende construir uma rede de equipamentos de sensoriamento e robôs capazes de monitorar a qualidade da água, detectando traços de elementos químicos e biológicos que possam servir de alerta para qualquer tendência que possa indicar problemas com a qualidade de água.

Os robôs que estão sendo desenvolvidos são autônomos, como aqueles utilizados no projeto Argo, pertencendo à categoria dos veículos autônomos subaquáticos. Mas com uma diferença importante: os robôs do projeto RiverNet serão abastecidos por energia solar, o que os tornará virtualmente livres de manutenção, já que não precisam ser retirados da água para recarga ou substituição das baterias.

Segundo Art Sanderson, coordenador do projeto, o objetivo é utilizar o estado da arte em tecnologias como microsensores, comunicações sem fios e sensoriamento robotizado para empreender um esforço coordenado de monitoramento de longo prazo.

Os primeiros testes estão sendo feitos em um lago e os robôs já se mostraram capazes de trocar informações e trabalhar de forma articulada, manobrando de forma autônoma sempre que necessário.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Monitoramento Ambiental
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Sensores

Mais tópicos