Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô movimenta-se como uma cobra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/04/2005

Robô movimenta-se como uma cobra

Engenheiros da Universidade de Michigan, Estados Unidos, criaram um robô que se movimenta como uma cobra. E mais, além de se arrastar e rolar, ele também é capaz de se movimentar como um verme, levantando alternadamente sua cabeça e sua cauda. Isto o torna capaz de andar por virtualmente qualquer terreno, inclusive passando por cima de fossos e buracos.

Batizado de OmniTread, o robô pesa 12 quilos. Ele se move por meio de esteiras, que cobrem 80 por cento do seu corpo. As esteiras evitam que ele deslize em terrenos muito lisos.

Embora seu desenho possa parecer simples, os engenheiros até agora não vinham tendo muito sucesso com robôs projetados para andar em terrenos acidentados ou por trilhas desconhecidas. O OmniTread parece dar conta do recado muito bem, não ficando encalhado em nenhuma das situações nas quais ele foi submetido durante os testes.

O robô "todo-terreno" não é autônomo: ele é controlado por um operador, por meio de um joystick, que se liga ao robô através de um cabo, que também serve para levar a energia que o faz funcionar.

Como o projeto se mostrou viável e atendeu a todas as expectativas, os engenheiros agora vão começar a trabalhar em uma versão autônoma do OmniTread. Eles esperam que a nova versão tenha baterias que forneçam energia suficiente para uma hora de operação.

Os cientistas esperam que o novo robô possa um dia ser utilizado para inspeção de ambientes perigosos e para resgastes em locais assolados por acidentes naturais. O robô foi apresentado em uma matéria da revista Industrial Robots.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Robôs Industriais

Mais tópicos