Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robôs autônomos apresentam consciência de grupo.

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/04/2005

Robôs autônomos apresentam consciência de grupo.

A empresa canadense Frontline Robotics anunciou que conseguiu atingir a colaboração em nível cognitivo entre robôs totalmente autônomos. A demonstração envolveu dois modelos GRUNT ("GRound UNiTs": unidades que operam no solo), construídos pela empresa.

Os dois GRUNT estavam "cientes" de que ambos queriam passar por uma porta estreita ao mesmo tempo e decidiram por eles próprios qual deveria passar primeiro. Esta é a primeira vez que se demonstra tal nível de colaboração em robôs totalmente autônomos.

A capacidade de colaboração em nível cognitivo é um desenvolvimento significativo para a indústria de robôs de segurança. Com isto, vários robôs atuando na mesma tarefa poderão ter uma "consciência de grupo", onde cada robô em uma equipe vê o que cada um dos outros vê, numa espécie de "inteligência de colméia".

Essa visão de conjunto poderá permitir que vários robôs monitorem uma grande área, tomando ações em conjunto quando algum deles detectar riscos à segurança.

A empresa afirmou que está focando mercados como a vigilância de fronteiras e de perímetros de infraestruturas críticas, como usinas nucleares e represas de hidroelétricas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Espaciais
  • Robôs
  • Software e Programação

Mais tópicos