Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Toyota lança robô que carrega passageiro e anda de verdade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/05/2005

Toyota lança robô que carrega passageiro e anda de verdade

Na semana passada, noticiamos o lançamento de um robô inspirado nas histórias dos famosos mangás japoneses. Impressionante, mas com jeitão de ter sido feito no fundo de quintal, o robô chama a atenção pelo tamanho e ... pelo andar desajeitado, quase um arrastar.

Agora a empresa japonesa Toyota mostrou o seu "i-foot" que, além de um design espetacular, não tem nada de desajeitado. O i-foot é um robô bípede que anda de verdade, levantando os pés, sendo até capaz de subir escadas.

O passageiro dirige o robô por meio de um joystick. A empresa afirma que o robô é um conceito para prover mobilidade a pessoas deficientes ou idosas. Para isso, o i-foot possui as pernas parecidas com as pernas de pássaros, o que as permite dobrar-se para trás, trazendo a cabine bem próximo ao chão, facilitando o embarque.

Mas o i-foot impressiona principalmente pelo design, com uma cabine ovalada, na qual não parece faltar conforto para o passageiro. O conforto é mesmo necessário, já que esse primeiro protótipo apresentado anda a pacientes 1,35 km/h.

Pesando 200 kg, o robô possui 12 graus de liberdade de movimento e é capaz de carregar passageiros de até 60 kg. Quando assume a posição de movimento ele mede 2,36 metros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos