Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô vai inspecionar lado externo das espaçonaves

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2005

Robô vai inspecionar lado externo das espaçonaves

Nano-satélite ou um novo robô espacial? Talvez um pouco dos dois; o que importa é que, qualquer que seja a definição, o Mini AERCam não pode passar despercebido. Pouco menor do que uma bola de vôlei, o novo equipamento foi concebido para ajudar os astronautas e as equipes de terra a enxergarem do lado de fora das espaçonaves.

É por isso que a NASA afirma que ele é um nano-satélite, já que ele flutuará autonomamente no ar, do lado de fora dos ônibus espaciais ou da Estação Espacial Internacional, vasculhando áreas que não poderiam ser vistas diretamente pelos astronautas nem mesmo durante os passeios espaciais.

No seu lado robô, o pequeno veículo possui sistema de propulsão próprio, capacidade de reabastecimento automatizado e sistema de atracação com a nave principal. E, claro, câmeras que permitem uma observação precisa e minuciosa de qualquer canto do exterior das naves ou dos satélites que estiverem sendo reparados.

O nome AERCam vem de "Miniature Autonomous Extravehicular Robotic Camera" ou mini-câmera robótica extraveicular autônoma. Os engenheiros da NASA estão trabalhando no projeto desde 2000, em prosseguimento ao pai do AERCam, que voou a bordo do ônibus espacial em 1997.

Agora eles aceleraram os trabalhos, já que esperam que o pequeno robô esférico possa ser uma ferramenta de rotina para a inspeção do escudo de proteção dos ônibus espaciais, quando eles estiverem em órbita.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Satélites Artificiais
  • Robôs
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos