Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô reconhece comandos de voz em ambiente com ruídos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/08/2005

Robô reconhece comandos de voz em ambiente com ruídos

Há poucos dias, cientistas russos anunciaram a criação de uma técnica totalmente nova para a identificação computadorizada de palavras. Agora, cientistas japoneses mostraram a sua solução para o mesmo problema, implantando em um robô real um mecanismo de reconhecimento de voz que consegue eliminar os efeitos problemáticos dos ruídos ambientais.

Segundo os cientistas do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Industriais Avançadas, a proposta é permitir a implementação da comunicação natural entre seres humanos e robôs humanóides, em ambientes naturais do dia-a-dia das pessoas, tanto em residências quanto em ambientes comerciais.

O sistema robótico de audição é baseado em um conjunto de oito microfones unidirecionais, montados ao redor da cabeça do robô. A fonte do som é identificada com base na diferença de tempo que as ondas sonoras demoram para chegar a cada um dos microfones. Ao mesmo tempo, uma câmera, também montada na cabeça do robô, localiza a pessoa que falou.

Combinando a imagem obtida pela câmera e os sons captados pelos microfones, o sistema consegue manter um nível estável de reconhecimento de voz. A eliminação dos ruídos ambientais, como sons de TV ou de carros passando na rua, é feita por um hardware dedicado, capaz de processar os múltiplos canais em tempo real, e por uma solução de software batizada de Julian. Mas os pesquisadores não deram detalhes mais pormenorizados do funcionamento nem de um nem de outro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Software e Programação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos