Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Prótese de mão robótica pode ser conectada aos músculos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/09/2005

Prótese de mão robótica pode ser conectada aos músculos

Cientistas da Universidade Southampton, Inglaterra, apresentaram uma nova mão robótica, projetada para funcionar como prótese em caso de perda da mão humana. As maiores causas de amputação de mãos são os acidentes de trabalho em indústrias e as quedas de motocicletas.

As próteses de mão atualmente disponíveis são muito simplórias, indo desde as imóveis, com função puramente estética, até as "mais avançadas", que possuem um movimento único, semelhante a uma pinça, baseado em um motor elétrico.

Já o novo modelo, criado pela equipe do professor Paul Chappell e apresentado durante a conferência Sensors and their Applications, utiliza seis motores e um sistema de engrenagens que permite que os cinco dedos se movam de forma independente. Isso permite que a mão robótica manipule objetos da mesma forma que a mão humana.

A nova prótese, batizada de "Southampton Remedi-Hand", pode ser conectada aos músculos do braço por meio de uma pequena unidade de processamento, sendo controlada por pequenas contrações dos músculos, que acionam cada um dos dedos.

A nova mão robótica pesa apenas 400 gramas, mais leve do que uma mão real típica, cujo peso fica em média ao redor dos 500 gramas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biomecatrônica
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos