Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô ajudante começa a ser vendido no Japão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/09/2005

Robô ajudante começa a ser vendido no Japão

A empresa japonesa Fujitsu anunciou o início das vendas, em edição limitada, do seu robô-ajudante enon - é com letra minúscula mesmo. O nome é um acrônimo para "exciting nova on network", uma expressão de difícil tradução que procura ressaltar a sensação causada pelas habilidades do robô e o fato de que ele funciona conectado em rede.

O robô enon tem aplicações como guia em locais públicos, recepção e acompanhamento de visitantes, patrulhamento de segurança e no transporte de objetos. A conexão em rede permite que um usuário chame o robô a um determinado local, para que ele recolha um objeto e faça a entrega, por exemplo.

O enon consegue andar de forma autônoma em seu ambiente, graças a um sistema de câmeras de grande abertura, instaladas em sua cabeça. Isso significa que ele deve "conhecer" de antemão o local, por meio da inserção de um mapa em sua memória. Com os locais definidos no mapa, basta dizer ao robô aonde ele deve ir, por comando de voz - em japonês, apenas, por enquanto - e ele consegue fazer suas entregas ou filmar o local.

A venda será feita em quantidade limitada para que a empresa possa acompanhar o funcionamento do robô em condições reais e variadas. Ou seja, os primeiros compradores serão uma espécie de "beta-testers", cuja experiência servirá para que a empresa corrija eventuais erros, faça melhoramentos e depois expanda a comercialização do enon.

Mas já não se pode mais comprar robôs como antigamente: embora a empresa tenha informado um preço básico, cerca de US$54 mil, cada robô terá seu próprio preço. Como acontece no mercado de automóveis, o preço final dependerá dos "acessórios" escolhidos pelo usuário, que dependerão da tarefa à qual o enon servirá.

Veja algumas das característica do enon:

Peso:50 kg
Capacidade de carga:10 kg
Altura:1,3 metro
Velocidade:3 km/h
Sensores:6 câmeras, 3 sensores ultrasônicos e 3 sensores de proximidade
Interface:painel LCD de 10,5 polegadas "touch-screen", 4 microfones e 2
alto-falantes
Rede:Sem fio (802.11a/11b/11g)
Baterias:Hidreto metß.11a/11b/11g)

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Biomecatrônica
  • Micro e Nano Robôs

Mais tópicos