Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Cientistas constroem o menor microrobô do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/09/2005

Cientistas constroem o menor microrobô do mundo

Pesquisadores da Universidade Darmouth, Estados Unidos, construíram o menor robô do mundo, que opera de forma controlável e autônoma, sem conexão física. O robô tem cerca da metade da largura de um fio de cabelo humano.

"Ele é dezenas de vezes menor e milhares de vezes mais leve do que os microrobôs controláveis já construídos até hoje," disse Bruce Donald, um dos membros da equipe que construiu o minúsculo robô. Ao invés de utilizar rodas, o pequeno robô se move como uma minhoca, alterando o formato de seu corpo, construído de silício.

O microrobô impressiona pela mobilidade, podendo virar em qualquer direção e ângulo, girar sobre seu próprio eixo e andar livremente sobre uma superfície plana.

Medindo apenas 60 micra de largura por 250 micra de comprimento, o robô possui fonte de alimentação, sistemas de locomação e comunicação e um sistema controlável de direção, tudo integrado.

O sistema de locomoção e direção consiste em dois microatuadores independentes, um para o movimento para a frente e outro para virar. Uma malha de eletrodos construída sobre a superfície é utilizada para alimentá-lo e para enviar as instruções de movimento.

Os pesquisadores irão apresentar seu microrobô durante o 12º Simpósio Internacional de Pesquisa em Robótica, que se realizará em Outubro, na cidade de São Francisco, Estados Unidos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Micro e Nano Robôs
  • Miniaturização
  • Robôs
  • Nanomáquinas

Mais tópicos