Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Jóqueis-robôs estréiam em corrida de camelos

Will Knight - New Scientist - 18/10/2005

Jóqueis-robôs estréiam em corrida de camelos

Uma corrida de camelos com jóqueis-robôs aconteceu recentemente nos Emirados Árabes Unidos, marcando o início de um curioso evento esportivo do Oriente Médio.

Dez robôs corredores tomaram parte na corrida inaugural. Eles foram guiados pela pista de Al Wathba, em Abu Dubai, por operadores humanos, seguindo em um comboio de automóveis, por meio de controles remotos via rádio.

Corridas no deserto são uma antiga tradição entre os beduínos árabes e permanecem até hoje como um esporte popular e lucrativo. Mas o uso de crianças como jóqueis foi condenado por ativistas dos direitos humanos, que alegam que os jóqueis - alguns com apenas quatro anos de idade - no passado eram seqüestrados, mantidos em condições parecidas com prisões e deliberadamente subalimentados, para desempenharam melhor nas corridas.

Os robôs foram desenvolvidos depois que a Associação de Corridas de Camelos dos Emirados Árabes Unidos baniu o uso de jóqueis com idades abaixo de 16 anos a partir de Março de 2004. Em Julho de 2005 essa idade foi elevada para 18 anos.

Esporte Indispensável

A corrida de robôs foi acompanhada pelo Ministro de Assuntos Presidenciais daquele país, Sheique Mansour bin Zayed Al Nahyan, que a descreveu como um "tremendo sucesso, uma nova fase que irá testemunhar um novo desenvolvimento nesse esporte indispensável nos Emirados Árabes Unidos."

Uma empresa suíça, cujo nome não foi divulgado, recebeu US$1,3 milhão para desenvolver os jóqueis robóticos, que estão sendo vendidos por US$5.500,00 cada um. Os primeiros testes com os jóqueis-robô aconteceram em Abril deste ano.

Os corredores, controlados remotamente, têm pernas mecânicas para se equilibrar ou inclinar, e braços mecânicos para puxar as rédeas dos camelos.

Robert Richardson, um especialista em robótica da Universidade de Manchester, disse que o projeto pode ser simples, mas, mesmo assim, apresenta desafios. "Quando você está conectando um sistema robótico a um animal, ou a um humano, você tem que ser cuidadoso," disse ele à New Scientist. Ele acrescenta que um projeto completamente autônomo pode ter ainda mais riscos.

Corridas de camelo são feitas em circuitos especiais durante os meses de inverno, entre Outubro e Abril. Um festival de corridas acontece todos os anos em Al Wathba e atrai público de todo o mundo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos