Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Veículo submarino brasileiro é testado na USP

Verônica Oliveira - USPOnline - 26/12/2005

Veículo submarino brasileiro é testado na USP

O protótipo de um robô submarino está sendo testado na Escola Politécnica da USP. Sua missão é recuperar transponders - sinalizadores acústicos, que estão no fundo do oceano e servem para ajudar no posicionamento dinâmico de navios, atuando como pontos de referência para as embarcações se moverem.

O projeto, iniciado em 2000, foi retomado em setembro do ano passado. O robô foi desenvolvido para ser usado em profundidades de até 2 mil metros. Entretanto, de acordo com o coordenador do projeto, professor Júlio César Adamowski, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos, da Poli, é possível adaptá-lo para ser usado em outras profundidades. "É só regular os vasos de pressão", diz.

Adamovski avalia que até o momento foram realizados apenas "testes preliminares" com o equipamento. Mesmo assim, ele garante que os resultados foram satisfatórios. Durante as provas foram checadas a quantidade e qualidade de informações que o veículo consegue captar e, a partir desses dados, foi adaptado seu controlador e como reagirá em águas mais profundas. Os testes aconteceram na piscina do Centro de Práticas Esportivas da Universidade (Cepeusp) e num tanque da Engenharia Naval da Poli.

Juan Pablo Julca Ávila, doutorando que pesquisa a modelagem matemática e hidrodinámica de um veículo submarino semi-autônomo e que também está trabalhando no projeto, diz que o equipamento trabalhará com a energia fornecida por baterias ou, se for telecomandado, com energia fornecida por um "cordão umbilical" - no caso um cabo de fibra ótica.

Ávila garante que se perde muito dinheiro com os transponders, pois eles sempre têm falhas eletrônicas e mecânicas e não funcionam mais, logo são facilmente substituídos. Com o uso do robô, haverá um maior acompanhamento mecânico dos sinalizadores. O veículo ajuda a localizá-los e a levá-los à superfície para a sua respectiva manutenção.

A tarefa de recuperar transponders, atualmente é realizada por ROV (Veículos Operados por Controle Remoto) que também são veículos submarinos, mas controlados por controle remoto.

De acordo com o professor, é mais complicado operar o ROV porque se houver uma correnteza submarina, o equipamento fica desviando e logo se tem muita imprecisão em relação à direção onde estão os sensores tornando difícil seu controle e sua recuperação.

A proposta de Adamowski em fazer o veículo diferente do ROV (semi-autônomo) foi com o objetivo de diminuir custos e tempo deoperação. O professor garante que o equipamento custa muito caro, mas que vale a pena. "Formamos mestres doutores e vários professores aprendem a trabalhar com o projeto", afirma, acrescentando que "está envolvido um alto valor tecnológico que não se vê e são essas coisas que valem a pena testar e desenvolver".

"É um projeto bastante complexo. O Brasil tem mar à vontade e se olharmos em outras partes do mundo várias universidades têm esse tipo de linha de pesquisa. Nós a começamos e daqui a uns 10 ou 15 anos vamos estar já bastante avançados", garante o professor.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Marítima
  • Robôs
  • Veículos
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos