Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Novo robô poderá mudar o futuro das cirurgias

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/01/2006

Novo robô poderá mudar o futuro das cirurgias

A ficção científica já alimentou o imaginário popular com minúsculos robôs capazes de entrar no corpo humano e curar doenças. Agora, pesquisadores da Universidade de Nebraska, Estados Unidos, demonstraram que já estamos a caminho deste futuro.

Os cientistas - engenheiros mecatrônicos e médicos - começaram a efetuar os primeiros testes com pequenos robôs capazes de iluminar o abdômen de um paciente, transmitir imagens de vídeo em tempo real, inclusive com zoom e movimento total da câmera, além de levar instrumentos cirúrgicos que os médicos podem utilizar para estancar hemorragias, fazer cauterizações ou efetuar virtualmente qualquer outro procedimento.

Os robôs, construídos em alumínio, têm o tamanho de um pequeno tubo de batom e movem-se por meio de duas rodas que compõem sua própria estrutura (veja a indicação "wheels" [rodas] na foto). No interior, além da câmera, vão motores, engrenagens, lentes e todo o aparato necessário para que o robô funcione.

"Três polegadas [7,62 cm] parece ser o nosso limite no momento, devido aos componentes elétricos que nós utilizamos," explica Mark Rentschler, um dos pesquisadores. "Se nós construirmos 1.000 robôs, nós seremos capazes de bancar a construção de componentes elétricos sob medida, que deverão reduzir o tamanho do robô pela metade."

"Esse trabalho tem o potencial para mudar completamente o universo das cirurgias minimamente invasivas," diz o médico da equipe, Dr. Dmitry Oleynikov. "Isto é apenas o começo do que deveremos ver em termos de dispositivos robóticos para trabalhar no interior do corpo humano durante uma cirurgia."

Os robôs são inseridos no abdômen através de minúsculas incisões. Apesar disso, eles dão aos médicos uma visão melhor do que se eles estivessem olhando diretamente o interior do corpo do paciente, já que a imagem feita pelo robô é ampliada em até 10 vezes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos