Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Pé mecânico imita perfeitamente o andar natural

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/03/2006

Pé mecânico imita perfeitamente o andar natural

Todo ano, milhares de pessoas sofrem amputação de pés e pernas, seja em razão de acidentes, seja por complicações de doenças como o diabetes ou por problemas circulatórios.

A tecnologia já permite a construção de próteses extremamente avançadas e leves, inclusive com controles que auxiliam o movimento. Mas, até hoje, por mais robotizada que seja, nenhuma prótese havia conseguido imitar o andar natural de um ser humano. A grande dificuldade está no complicado movimento que nossos pés fazem quando andamos.

Agora, cientistas do Instituto Fraunhofer, Alemanha, conseguiram resolver esse problema. Eles construíram uma prótese de um pé que imita todos os movimentos de um pé verdadeiro.

Os nossos pés fazem uma pequena e quase imperceptível rotação a cada passo. Depois que o calcanhar toca o chão, o pé primeiro se inclina para dentro e, a seguir, gira ao longo de sua posição central em direção ao lado externo à medida em que o peso do corpo é transferido para sua base. Enquanto isso, ele é empurrado para a frente pela perna, preparando-se para o próximo passo.

Não se trata simplesmente de uma questão estética. As próteses, além de exigirem que o paciente aprenda a andar novamente, devido às suas características mecânicas, acabam afetando as articulações, principalmente do joelho, da bacia e a porção lombar da espinha. Sem contar que a maioria das amputações ocorre em pessoas idosas, o que complica todo o quadro.

O novo pé mecânico é mesmo totalmente mecânico - a inexistência de um complicado aparato eletrônico de controle deverá baratear seu custo, quando ele chegar ao mercado. Atualmente ele está em testes de avaliação clínica.

Como ele está em processo de patenteamento, os pesquisadores só liberaram uma foto do protótipo calçado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs

Mais tópicos