Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Lançado robô manipulador mais rápido do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/03/2006

Lançado robô industrial mais rápido do mundo

Robô veloz

Robôs industriais não têm o mesmo apelo de mídia que os robôs pessoais ou de pesquisas. Mas são eles que estão mais presentes, se não em nosso dia-a-dia, com certeza no dia-a-dia do processo produtivo da maioria dos produtos que consumimos.

Agora, o instituto de pesquisas espanhol Fatronik anunciou o lançamento do mais rápido robô industrial do mundo. Batizado de "QuickPlacer" (posicionador rápido), o novo robô é capaz de capturar e posicionar até 200 objetos por minuto, ou mais de 3 ítens por segundo.

O QuickPlacer consiste em um cilindro com diâmetro de 1200 mm e altura de 250 mm. Ele tem quatro graus de liberdade e gira sobre seu eixo vertical, cobrindo uma área de 200º.

O que dá maior velocidade ao robô é sua altíssima capacidade de aceleração, que atinge até 15G - isto é cerca de 5 vezes mais do que a aceleração de uma carro de Fórmula 1.

Mas ele é robusto também, conseguindo manipular objetos pesando até 2 Kg.

Os objetos são detectados por um sistema de visão artificial, que guia todos os movimentos do robô. Com isto, o QuickPlacer consegue manipular objetos que venham sobre uma esteira em diferentes posições, já que seu sistema de visão artificial detecta o formato e a posição do objeto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Industriais
  • Visão Artificial
  • Robôs
  • Processos Industriais

Mais tópicos