Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô conecta-se à Internet e apresenta as informações com voz e gestos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/04/2006

Robô conecta-se à Internet e apresenta as informações com voz e gestos

Notícias por RSS, "podcasts", "streams" de áudio e vídeo: são vários os recursos que estão facilitando a vida do internauta, permitindo que cada um receba o conteúdo que lhe interessa da maneira mais rápida, fácil e cômoda possível.

O que seria poderia ser melhor do que isso? Talvez deixar que um robô se preocupe em receber todas essas informações e apresente-as a você, durante o café da manhã ou no intervalo da novela, por exemplo.

Esta é justamente a idéia da empresa japonesa Speecy Corporation, ao lançar o ITR, seu pequeno robô humanóide. ITR é um acrônimo para "Internet Renaissance Robot", algo como "o robô que provocará o renascimento da internet."

O pequeno robô, de 33 centímetros de altura, conecta-se à Internet, acessando o computador por meio de uma conexão sem fio, recebe o conteúdo de interesse do seu dono e apresenta ele mesmo as novidades. Os sons saem por um sistema estereofônico de áudio.

Mas o robô também acompanha as notícias e músicas com gestos e expressões, utilizando movimentos e 168 LEDs presentes em suas pernas e braços.

Para isso, o provedor de conteúdo deverá utilizar um novo protocolo, chamado RTML ("Robot Transaction Markup Language"), uma linguagem que descreve o comportamento do robô durante a apresentação das informações. Por enquanto, o ITR tem que se conectar a um servidor dedicado, já que não há servidores RTML disponíveis pela Web.

A empresa afirmou que distribuirá as primeiras 300 unidades do ITR, em Setembro, justamente para criadores de conteúdo. Só depois o pequeno robô estará disponível para o público. O preço estimado é de US$1.600,00, devendo ser vendido inicialmente apenas no Japão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Software e Programação
  • Interfaces
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos