Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô-pintor é a última criação de artista português

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/05/2006

Robô-pintor é a última criação de artista português

Arte robótica

O português Leonel Moura é um dos maiores expoentes mundiais de um novo tipo de arte: a arte robótica. Segundo ele, homens e robôs juntos são capazes de criar uma arte simbiótica.

Agora ele apresentou sua nova criação: o pequeno RAP, ou Robotic Action Painter, um robô pintor, desenhista ou escritor.

O principal objetivo do RAP é fazer apresentações em museus e feiras.

Baseado em um algoritmo de inteligência artificial, o pequeno robô faz o seu próprio desenho, sem qualquer intervenção humana.

Trabalho encerrado

O programa combina aleatoriedade, feedback positivo - uma técnica utilizada para amplificar ou reforçar as saídas normais de um sistema - e um mecanismo de detecção de cores, baseado em nove sensores RGB, que o artista chamou de "cor como feromônio."

E o pequeno RAP também decide quando o quadro está pronto. Quando ele dá por encerrada sua obra-prima, ele a assina no canto inferior e sai da tela, para que o trabalho possa ser apreciado.

Essa capacidade de finalização é obtida por meio de um programa de reconhecimento de padrões, que analisa a própria obra que está sendo criada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Tintas
  • Edifícios Inteligentes

Mais tópicos