Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô humanóide que qualquer um possa comprar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/07/2006

Robô humanóide que qualquer um possa comprar

O laboratório japonês AIST propôs-se um desafio interessante: construir um robô humanóide "que qualquer um possa comprar". O laboratório vem pesquisando robôs humanóides há muito tempo mas, segundo a própria instituição, suas criações seriam caras demais para serem colocadas no mercado.

Agora, partindo de sua plataforma HRP - cujo produto mais famoso é o Promet - o laboratório se uniu a duas empresas privadas para lançar o Choromet.

O Choromet tem 35 centímetros de altura, pesa um quilo e meio e possui 20 graus de liberdade. Tudo nele foi pensado para reduzir o preço, embora tenha sido mantida a precisão dos movimentos. Afinal, quem iria querer um robô humanóide "sacolejante"?

O pequeno robô funciona a partir do sistema operacional Linux - na verdade uma variação de tempo real do Linux, chamada ARTLinux. O ARTLinux roda em uma placa com processador de 240 MHz e 32 MB de memória.

Segundo o laboratório, suas empresas parceiras planejam colocar o robô no mercado "o mais cedo possível," mas não soube informar o preço de venda do Choromet.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Computadores

Mais tópicos