Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô-bombeiro carrega mangueira até próximo do fogo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/08/2006

Robô-bombeiro carrega mangueira até próximo do fogo

O quadro é clássico: um prédio em chamas e, em sua volta, bombeiros se sacrificam frente ao calor escaldante para segurar as mangueiras de alta pressão que lançam água ou espuma sobre o fogo. Apesar do sacrifício e dos riscos que correm, muitas vezes eles não conseguem chegar perto o suficiente para que o combate ao fogo seja tão eficaz como eles gostariam que fosse.

Foi vendo uma cena destas que o cientista Oyvind Stavdahl, da Fundação de Pesquisas Industriais e Científicas da Noruega, teve uma idéia: por que não construir uma mangueira capaz de se mover sozinha e chegar o mais próximo possível do fogo? O trabalho poderia ser mais eficiente, sem risco direto para os bombeiros.

O projeto começou em 2003, e agora estão aparecendo os primeiros resultados. Os cientistas apresentaram o protótipo do seu robô-bombeiro ou robô-mangueira, cujos movimentos foram inspirados na forma de andar de uma cobra. Não foi à toa que o robô foi batizado de Anna Konda.

O mais interessante no novo robô é que a energia que o abastece já está presente no interior da mangueira, que contêm água pressurizada acima de 100 bar. Ao invés de rodas ou pernas, o movimento rastejante dá mais flexibilidade ao Anna Konda, permitindo-o rastejar por qualquer tipo de terreno.

O robô mede 3 metros de comprimento e pesa 70 quilos. O peso é semelhante ao de um bombeiro, dando firmeza suficiente para o funcionamento da mangueira. Utilizando atuadores hidráulicos, o Anna Konda tem força bastante para erguer a mangueira bem acima do solo, dirigindo o jato d'água diretamente sobre o fogo.

O novo robô-bombeiro também poderá ter outras aplicações além do combate a incêndios, como operações submarinas e na manutenção de instalações de petróleo, por exemplo. Por enquanto, o Anna Konda é apenas um protótipo e ainda não há previsão de seu lançamento comercial.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Veículos
  • Polímeros

Mais tópicos