Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Sistema de visão omnidirecional automatiza cadeira de rodas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/09/2006

Sistema de visão omnidirecional automatiza cadeira de rodas

Pesquisadores japoneses do Instituto de Tecnologias Industriais Avançadas criaram um novo equipamento de visão artificial que permite a construção de cadeiras de rodas capazes de evitar sozinhas o choque com objetos no caminho, independentemente do controle do cadeirante. O equipamento também poderá ser utilizado em qualquer tipo de robô.

O equipamento consiste em uma câmera omnidirecional, capaz de enxergar todo o hemisfério ao seu redor. As imagens capturadas são analisadas pelo mesmo programa utilizado para evitar colisões entre automóveis, desenvolvido pelo mesmo instituto. O programa foi adaptado para conseguir lidar com os ambientes muito mais variáveis por onde circula uma cadeira de rodas.

A pesquisa nasceu de uma constatação feita pelos pesquisadores de que o crescente uso de cadeiras de rodas motorizadas tem colocado novos desafios à prevenção de acidentes, principalmente quando estes equipamentos são utilizados por pessoas com grandes deficiências ou com idades muito avançadas - em ambos os casos, o tempo de reação do cadeirante pode ser insuficiente para evitar acidentes em locais públicos.

Sistema de visão omnidirecional automatiza cadeira de rodas

O sistema vai além de um simples detector de obstáculos. Além de evitar trombadas, o equipamento utiliza uma rede sem fios para transmitir dados de riscos a uma central de monitoramento - que pode ser a própria residência do cadeirante. Comportamentos de "direção" anormais, por exemplo, são relatados imediatamente.

O sistema de visão artificial reconhece gestos do usuário, parando totalmente a cadeira mediante um simples levantar de mão. O sistema de parada automática também é acionado em locais com inclinações perigosas ou em degraus.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Visão Artificial
  • Robôs

Mais tópicos