Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Sistema bio-inspirado dá precisão ao movimento de robôs subaquáticos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/12/2006

Sistema bio-inspirado dá precisão ao movimento de robôs subaquáticos

Volta para casa

Há poucos dias noticiamos o desenvolvimento de um novo sistema de propulsão de alta eficiência para micro-robôs, que poderão navegar inclusive no interior do corpo humano. Mas o problema é bem diferente quando esses robôs subaquáticos são maiores e precisam atracar com precisão em um determinado local.

Robôs subaquáticos já são largamente utilizados para pesquisas marítimas e de clima, existindo aos milhares em praticamente todos os oceanos da Terra (veja Robôs-mergulhadores autônomos irão monitorar baleias ameaçadas de extinção). Mas os cientistas querem mais.

Quando necessitarem de reparos, robôs desse tipo devem ser capazes de voltar a uma base e atracar-se automaticamente, com a precisão hoje vista apenas nas atracações dos ônibus espaciais com a Estação Espacial Internacional.

Precisão de movimentos

Para alcançar esse nível de precisão, os cientistas da Universidade do Colorado, Estados Unidos, esqueceram as hélices e demais sistemas rotativos e foram buscar inspiração no movimento das medusas e lulas.

O resultado é um sistema de micro-jatos de água de altíssima precisão. Embora esteja sendo testado em robôs grandes, o sistema também poderá ser útil nos micro-robôs, que um dia poderão levar medicamentos a pontos específicos do corpo humano.

"Mecanismos de atracação confiáveis são essenciais para a operação de veículos subaquáticos, especialmente em ambientes hostis," diz Kamran Mohseni, que apresentou o novo robô na reunião anual da União Geofísica dos Estados Unidos.

Desenho hidrodinâmico

Embora o formato de torpedo seja o que requer menor energia para que os robôs marinhos sejam lançados e movimentados, esse desenho hidrodinâmico os torna difíceis de manobrar, principalmente em baixas velocidades e em locais apertados.

A solução consiste na geração de vórtices na água, semelhantes aos utilizados pelas medusas e lulas para se movimentarem. O equipamento é altamente miniaturizado, permitindo a inserção de vários deles nos atuais robôs submarinos, dotando-lhes de total mobilidade e precisão nos movimentos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Exploração Marítima
  • Biotecnologia

Mais tópicos