Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robôs-aranha espaciais caminham sobre teias

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/05/2007

Robôs-aranha espaciais caminham sobre teias

Há anos a NASA vem tentando desenvolver tecnologias para controlar grupos de robôs no espaço. Esses robôs serão úteis para a manutenção de espaçonaves e satélites artificiais, coleta de lixo espacial e até para a criação de gigantescos telescópios espaciais.

Ao invés de ancorá-los ou mantê-los unidos por cabos ou investir nas complicadas tecnologias de navegação ultra-precisas, os cientistas da Agência Espacial Européia e da Universidade de Glasgow, Escócia, tiveram uma idéia bem mais simples: fazer com que os robôs espaciais andem sobre redes, parecidas com as redes de pescar.

Robôs-aranha espaciais

Uma vez no espaço, as aranhas-robô espaciais conseguiram andar livremente sobre a teia, construída de um polímero de alta resistência. Embora sem a precisão necessária para a criação de telescópios, exércitos desses robôs espaciais cooperativos poderão funcionar como antenas ou como estruturas para captura de energia solar.

Atualmente, todas as grandes estruturas lançadas ao espaço são rígidas, sendo fácil prever seu comportamento em um ambiente de gravidade zero. Entretanto, é muito mais difícil prever o comportamento de teias flexíveis.

Teia espacial

"A teia não contém nenhum componente rígido, de forma que ela terá que se manter com base no 'efeito-rigidez' provocado pelas forças centrífugas resultantes de seu giro ao redor de um equipamento central," explica o pesquisador Gianmarco Radice.

Os primeiros robôs-aranha espaciais já estão prontos e acabam de ser testados. Os testes foram feitos inicialmente no interior de aviões fazendo vôos parabólicos, simulando o efeito de microgravidade.

Em janeiro deste ano eles foram finalmente lançados ao espaço em um foguete experimental. Os resultados agora divulgados dão conta de que pelo menos um dos robôs saiu de sua "garagem" e caminhou com sucesso pela rede estendida livremente no espaço.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Robôs Assistentes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos