Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô-criança é uma verdadeira fofura high-tech

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/06/2007

Robô-criança é uma verdadeira fofura high-tech

Pesquisadores da Universidade de Osaka, Japão, apresentaram um novo robô-humanóide que impressiona em vários aspectos. O principal deles é que o robô tem o aspecto de uma criança, incluindo uma "pele artificial" que o transforma numa espécie de "fofura high-tech".

Robô criança

Mesmo sendo um pouco grande para sua "idade" - 1,3 metro e 33 quilos - o robô- criança se comporta como se tivesse cerca de 2 anos de idade, inclusive com as dificuldades para andar e ficar de pé.

A pele do robô-criança é feita de um tipo especial de silicone, incorporando cerca de 200 sensores táteis que permitem a interação com as pessoas e a detecção, por exemplo, de que alguém está tocando em suas mãos e braços e oferecendo suporte para que ele se levantar.

Para que o robô se movimente são usados nada menos do que 51 motores e atuadores, todos acionados por ar-comprimido. Essa infinidade de acionamentos dá ao robô- criança uma movimentação incrivelmente suave e complexa, quase natural. Até os olhos mexem-se de forma coordenada, embora menos realista.

O robô-criança atende por CB2 ("Child-Bot). Mas ele tem sobrenome também: Robô-Criança com Corpo Biomimético é o seu nome completo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Inteligência Artificial
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos