Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Músculos artificiais são feitos com fibras que imitam músculos humanos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/06/2007

Músculos artificiais são feitos com fibras que imitam músculos humanos

Músculo artificial

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, descobriram que fibras sintéticas construídas no mesmo formato das fibras dos músculos humanos podem funcionar como músculos artificiais quando submetidas a uma corrente elétrica.

As fibras artificiais poderão ter aplicações em diversas áreas, como robótica e biomedicina e na fabricação de próteses e de tecidos inteligentes.

Já existem músculos artificiais no mercado, os polímeros eletroativos (EAP, na sigla em inglês, de "ElectroActive Polymer"). Mas Tushar Ghosh e John Muth fabricaram as suas fibras de músculo artificial utilizando poliuretano e tubos de silicone. Ao que parece, é o formato, e não a composição, o que faz essas fibras biomiméticas funcionarem como músculos.

Fibras musculares artificiais

Quando uma corrente elétrica é aplicada a esse músculo artificial ele se expande e contrai, produzindo uma força similar à dos músculos humanos. A expansão varia de 7 a 18% do comprimento da fibra.

"Nós desenvolvemos uma fibra em larga escala e demonstramos que se pode gerar níveis significativos de força," explica o Dr. Ghosh. "Os músculos nos nossos corpos são feitos de fibras, e se nós pudermos imitar essas fibras, fabricá-las em escala natural e ajuntá-las de alguma forma, nós acreditamos que poderemos fazer muitos dispositivos úteis com elas."

Os primeiros protótipos têm o tamanho da ponta de uma caneta, muito maiores do que as fibras dos músculos humanos. O objetivo agora é reduzir seu tamanho até se conseguir fabricar as fibras de músculo artificial nas mesmas dimensões de suas equivalentes biológicas.

Bibliografia:

Artigo: Dielectric elastomer based prototype fiber actuators
Autores: Sohil Arora, Tushar Ghosh, John Muth
Revista: Journal Sensors and Actuators A: Physical
Data: May 2007
Vol.: 136, Issue 1, Pages 321-328
DOI: 10.1016/j.sna.2006.10.044
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Músculos Artificiais
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação
  • Polímeros

Mais tópicos