Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Está pronto o primeiro robô operário humanóide

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/06/2007

Está pronto o primeiro robô operário humanóide

A empresa japonesa Kawasaki apresentou a primeira versão funcional de um robô humanóide operário, capaz de fazer trabalhos pesados de forma muito mais flexível do que os equipamentos tradicionais de manipulação utilizados na indústria.

Robô operário

O HRP-3 pode operar inclusive ao ar livre, sob chuva forte e em ambientes com alta concentração de poeira. Alimentado por baterias de níquel-hidrogênio de 48 volts, o robô operário humanóide pode trabalhar por cerca de duas horas antes exigir uma nova recarga.

O HRP-3 não é totalmente autônomo, o que poderia diminuir sua flexibilidade, já que ele teria que ser programado para cada tarefa em particular. Mas ele é dotado de um incrível mecanismo de posicionamento e visão artificial que dispensa comandos tediosos pelo operador. "Vá daqui até lá" é tudo o que operador precisa ordenar, deixando que o robô se incumba de desviar de objetos pelo caminho e parar no local correto.

Mantendo uma parte de sua operação por controle remoto, os engenheiros afirmam que o robô tornou-se a ferramenta de manipulação industrial mais flexível que o homem já fez.

A manipulação dos objetos é feita por uma mão de 3 dedos, embora uma versão de pesquisas já tenha sido apresentada portando uma mão mais parecida com a mão humana (veja Robôs agora têm mãos com 5 dedos totalmente funcionais). Esta nova versão do HRP-3 também herda todas as capacidades de movimentação de seus antecessores (veja Novo robô humanóide anda como um ser humano, coordenando braços e pernas).

Visão artificial

Ao todo o robô humanóide operário tem 42 graus de liberdade - dois no pescoço, dois na cintura, sete em cada braço, seis em cada perna e seis em cada mão. Isso permite, por exemplo, que o robô opere com precisão uma furadeira de mão, colocando-a na posição e no ângulo adequados a fazer os furos.

Cinco câmeras se incumbem de dar ao HRP-3 uma visão estereoscópica, com percepção de profundidade e distância. As medições de distância também são auxiliadas por um sistema a laser, localizado nas laterais da cabeça. A visão do robô é transmitida em tempo real para seu operador, que pode acompanhar onde ele está e como está desempenhando suas tarefas.

O HRP-3 mede 1,60 metro e pesa 68 quilos. Não foram divulgadas informações de que quando ele será colocado à venda e seu preço final.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Industriais
  • Robôs Assistentes
  • Prevenção e Segurança
  • Músculos Artificiais

Mais tópicos