Robótica

Indústria já pode contar com o robô mais rápido do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/08/2007

Indústria já pode contar com o robô mais rápido do mundo

Você já o viu antes aqui no Site Inovação Tecnológica. Ou, pelo menos, o avô do Quattro, o robô industrial mais rápido do mundo. Renovado, agora com quatro braços, daí seu nome, o novo robô é ainda mais rápido e já chamou a atenção da indústria, principalmente farmacêutica e de alimentos.

Robô mais rápido do mundo

Utilizando seus quatro braços coordenados, o Quattro consegue manipular até 240 peças por minuto, cada uma pesando até dois quilos. Esta velocidade é possível graças a uma aceleração ainda mais impressionante alcançada pelos braços: 200 m/s2.

Para comparação, o segundo colocado no ranking dos robôs no critério velocidade acelera seu braço a 100 m/s2 com cargas de no máximo 1 quilo.

Aceleração

O mais inovador no Quattro é, sem dúvida, o seu desenho, muito diferente dos tradicionais robôs industriais, cujo projeto busca uma semelhança com o braço humano. Apesar disso, ele é totalmente compatível com as linhas de produção tradicionais.

Os engenheiros centraram sua atenção na otimização de cada componente individual, de forma a obter a maior aceleração possível. O Quattro foi desenvolvido na Universidade de Montpellier, França, em parceria com a empresa Fatronik.

Outras notícias sobre:

Mais Temas